Boas práticas de SEO para aplicar na sua estratégia de Marketing - Por Gisiele Pimel

As "boas práticas de SEO" representam um aumento de até 40% quando seu site/blog estiver na () primeira posição da Página de Resultados


Você sabe quantos conteúdos são publicados na Internet todos os dias, disputando a atenção de buscadores de pesquisa como o Google


Mais de 3,5 MIL MILHÕES  de pesquisas são realizadas todos os dias, segundo as informações do Internet Stats (2019) - um agregador de estatísticas do mundo digital. Isso representa em médio 40 mil pesquisas a cada segundo. 


E para que o seu conteúdo seja escolhido pelo público em um mar de infinitas informações, será conveniente aplicar este que chamo de "Manual de Boas Práticas do SEO". 


SEO

O que é SEO?


Existem milhares de novas páginas e conteúdos ricos sendo publicados todos os dias. Qual o diferencial do seu


Desde a criação da internet, a "organização" da casa se apresentou como um desafio. Com a popularização cada vez mais intensa da internet e computadores pessoais, as páginas se multiplicaram descontroladamente. Dando início ao grande desafio: localizar as páginas mais confiáveis e que realmente valem a pena por seu conteúdo.


Em 1998 a ferramenta Google se consolidou como o PRINCIPAL BUSCADOR DE RASTREAMENTE, INDEXAÇÃO E RANQUEAMENTO DE LINKS. 


SEO é uma otimização para os mecanismos de busca. Ou seja, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos  a definirem o ranking de uma página para determinada palavra-chave lançada em busca.


Conforme os especialistas em Google e Marketing Digital perceberam que determinadas técnicas funcionaram melhor com o algoritmo da ferramenta, os estudos acerca de Search Engine Optimization foram sendo aprofundados. 


O objetivo adequar as páginas aos critérios de avaliação dos algoritmos, melhorando o ranqueamento entre os resultados de busca orgânica.


Convido você a fazer um rápido exercício. Imagine que está explicando a um amigo/familiar porquê a sua ideia é melhor que a de seus concorrentes. O que você faz que o diferencia no mercado?

Atendimento humanizado, agilidade de atualização ou então acompanhamento de tendências do mercado, por exemplo. 


  • Em uma folha ou novo documento, anote todos os diferenciais do seu negócio/produto:

    atendimento humanizado;
    ____________________________________________________________________________________________________________________________


  • Agora você deve escrever 3 títulos diferentes para cada diferencial que anotou na etapa anterior:

    7 vezes que entregamos a você o melhor do atendimento humanizado
    ____________________________________________________________________________________________________________________________

Ao contrário dos Links Patrocinados – PPC, que mostrará o seu site nas primeiras posições da página, na área de propaganda, uma correta implementação de SEO ajudará o seu site a se posicionar competitivamente nos resultados da busca natural, onde a maioria das pessoas busca por informações.

Para a maioria dos segmentos de negócios, aparecer na posição #1 da primeira página de resultados do Google significa receber em seu site as visitas de 30% a 40% de todas as buscas feitas pelo termo de busca utilizado. 

Se esse termo de busca é associado ao seu produto e serviço, imagine a possibilidade de geração de novos negócios!

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Como é seu funcionamento?


O rastreamento é o processo em que os robôs do Google (chamado de Googlebot, spider, bot…) identificam as páginas para enviá-las ao índice do buscador. Para isso, os robôs usam os algoritmos para definir a priorização e a frequência de indexação das páginas.


Em seguida ocorre a indexação, na qual o Googlebot processa cada uma das páginas rastreadas para incluí-las no seu índice: um gigante banco de dados. Aqui são indexadas informações como conteúdo da página, data da publicação, região da publicação, título, descrição e dados estruturados.


Mesmo que você nunca tenha trabalhado com SEO, provavelmente já ouviu falar do algoritmo do Google ou de redes sociais como Facebook e Instagram.

O Google usa mais de 200 fatores de ranqueamento para definir a ordem das páginas apresentadas ao usuário para cada busca realizada.


Rastreamento: nesta etapa, o Googlebot realiza em segundos um levantamento de páginas relevantes para a busca e envia ao índice da ferramenta. 

Indexação: o Googlebot processa e cadastra as páginas rastreadas em seu índice, computando informações como título, descrição, conteúdo e dados estruturados. Páginas previamente indexadas são atualizadas, ganhando ou perdendo relevância a partir de novas buscas.

Ranqueamento: o robô enfim pesquisa no índice do Google páginas correspondentes à busca feita pelo usuário, elencando os resultados por ordem de relevância. Essa hierarquização é ditada pelo algoritmo, que consulta mais de 200 fatores de ranqueamento para organizar os links reunidos.

Pirâmide SEO

Boas práticas de SEO para colocar em prática


Mobile First: 


Mais de 70% de todo o tráfego gerado hoje é por meio de smartphones. Por isso, o layout responsivo é essencial (e obrigatório!) para a indexação e classificação das páginas. Não se trata apenas de fazer com que os elementos caibam em uma tela, mas também oferecer a melhor usabilidade em um site.

Grid fluída, medidas não fixas, textos e imagens flexíveis são algumas das preferências dos usuários. Desde a concepção e desenvolvimento do site é fundamental considerar as melhores práticas desde o código.

O mais importante é priorizar o celular (mobile-first)


Experiência da página

Os sinais da experiência do usuário (UX) busca reconhecer como é a interação em uma página na internet e quais são as percepções e tendências durante a navegação. Em resumo, um site precisa ser fácil de usar. Começando pela arquitetura mais adequada, mostrando itens de navegação de forma simples e dispondo de maneiras que ajudam o usuário a se localizar.

Velocidade


O que seus visitantes precisam é de agilidade e velocidade no carregamento dos elementos das páginas, do contrário, os usuários podem sair antes mesmo de visualizá-lo e aumentar a taxa de rejeição (Bounce Rate).

As imagens normalmente são as grandes vilãs do carregamento de um site e é comum muitas pessoas esquecerem de otimizar para um formato mais leve, reduzindo o tamanho dos arquivos e diminuindo a resolução. Outro hábito que pode ser melhorado é a otimização de recursos ou eliminação de itens desnecessários – priorizando o que é realmente relevante e consumido pelo público.

Outro mecanismo para aumentar a velocidade e otimização das páginas é utilizar um plug-in para Cache, evitando a sobrecarga do servidor.

Crie conteúdo relevante


O conteúdo é um fator determinante para o ranqueamento de uma página. Quanto mais rico, original e relevante for o seu conteúdo, mais este tende a gerar engajamento (cliques, comentários e compartilhamentos). 

A dica é privilegiar pautas atemporais, que gerem tráfego e interações a longo prazo. Outra recomendação é utilizar imagens e vídeos com inteligência: nos últimos anos, conteúdos superficiais passaram a ser penalizados pelo algoritmo, em prol de materiais mais longos como guias e artigos. 

Por fim, do planejamento à edição, foque nos interesses do seu público para entregar o que esperam de você. Isso eleva a percepção da sua marca e contribui para a construção de autoridade, que exploraremos mais adiante.

Use de Palavras-Chave


As palavras-chave ou keywords são elementos fundamentais de SEO. 

Checklist para otimizar sua OnPage - criar conteúdo gratuito


  1. Título da página ou do artigo condizente com o conteúdo ou marca;
  2. Meta Description;
  3. URL amigável e condizente com o endereço da página;
  4. Uso de imagens com texto alternativo;
  5. Headings H1, H2 e H3 para manter a hierarquia de prioridades da página;
  6. Linkagem Interna bem aplicada;
  7. Sitemap.XML que facilitam a interpretação do site;
Se você já possui publicações, priorize as páginas que se encontram até a vigésima posição no Google para as palavras-chave desejadas ou comece pelas páginas mais acessadas do site para incorporar essas técnicas no dia a dia.


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