People First: a estratégia das grandes empresas


Em fácil tradução, "People First" é a estratégia adotada por grandes empresas, que coloca a PESSOA em primeiro lugar. A cultura da empresa não é centrada no lucro, entenda...




Durante muito tempo, o "lucro" por si só foi considerado o único e grande objetivo nas organizações. Principalmente em modelos de negócio focados, até então, no produto. 


Mas a evolução existe (amém, obrigada senhor do algoritmo) e as empresas finalmente começaram a acordar para o que deveria ser o ponto central, SEMPRE, de todas as suas ações: a pessoa. 


Em minha opinião particular o raciocínio é bem simples. Mesmo que você tenha um Modelo de Negócio B2B (leia aqui), ainda será uma PESSOA que irá tomar todas as decisões em nome da empresa. E aqui precisamos tomar todo o cuidado, pois é preciso personificar a empresa. Não institucionalizar o indivíduo...


O que é People First?


As relações entre consumidor-fornecedor mudaram muito nos últimos anos. Estimulados pelo alto avanço tecnológico e impactado diretamente pela Globalização, esse relacionamento passou a ser cada vez mais passional. 


Faça o teste, pergunte a qualquer usuário Apple se ele trocaria/voltaria a utilizar o sistema Android, Linux...


Todos estão à procura de experiências personalizadas. E o Peoople First é a estratégia de negócio capaz de colocar o cliente (e o funcionário) no centro de todas as tomadas de decisão. Fortalecendo e criando um vínculo que fará, por você, todo o trabalho de fidelização de clientes (LEIA SOBRE COMO FIDELIZAR CLIENTES).



People First: modelo de gestão que coloca a pessoa em primeiro lugar. Movimento também conhecido como H2H (Human to Human).

A cultura pautada nesse modelo é voltada para as relações interpessoais e não para o lucro a qualquer custo.

Vale lembrar que um dos pontos mais importantes para o sucesso dessa estratégia é a valorização do trabalhador. Faça um exercício, busque na memória como eram as relações profissionais há 10 anos. E busque prestar atenção nas diferenças para os dias atuais. 


O People First provocou uma verdadeira revolução, colocando o colaborador como peça fundamental de todo o processo de sucesso da empresa. Não mais como apenas um "executor de tarefas". 


O resultado disso tudo é uma cultura (natural) que viabiliza a sensação de valorização entre os profissionais. Automaticamente, ela gera maior motivação e um ambiente de trabalho mais saudável

MOTIVOS PARA IMPLANTAR A ESTRATÉGIA PEOPLE FIRST NA SUA EMPRESA



A partir dessa estratégia, é possível estabelecer uma relação mais próxima com o cliente, mais empática e com foco total em seus problemas e suas dores. Abaixo, veja algumas vantagens:

  • Aproximação com o cliente final. Passa a conhecê-lo: o que gosta? O que busca? Como se comunica? O que faz em seu dia a dia? O que o emociona? (essa última é bem importante!)

  • Aumento da satisfação com o serviço ou produto: o preço pode ser deixado de lado, desde que o valor seja mantido. Tenha esse conselho em mente. 

  • Fidelize seus clientes para sempre: O conhecido guru do marketing, Philip Kotler, já alertou que conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual.


A importância do People First para os funcionários da sua empresa


Dentro da estratégia People First, temos várias maneiras de mostrar para o colaborador que ele é o que existe de mais valioso dentro da empresa. 


Veja algumas maneiras de implantar na sua empresa:

  • plano de saúde;
  • cesta básica;
  • vale-cultura;
  • treinamentos;
  • parceria com faculdades ou creches;
  • horário flexível e home office;
  • área de confraternização e descanso.

A importância do People First para consumidores


A grande sacada do consumidor com a estratégia People First é o sentimento de que são especiais e únicos. Veja outros benefícios:

  • facilita decisão de compra (empresa já sabe exatamente o que ele precisa);
  • jornada de compra personalizada (não é esquecido ou impactado com publicidade exagerada);
  • maior satisfação em adquirir produto ou serviço de uma empresa que se importa com o ser humano.


Em todos os cenários é possível compreender a importância da valorização da pessoa. Percebendo pequenas ações e executando pequenas tarefa, fáceis de incorporar no cotidiano, mas que fazem toda a diferença.

Por exemplo. Você sabia que o Nubank não é, há algum tempo, o banco digital que mais vale a pena guardar/receber seu dinheiro? 

Mas ele continua no seu coração porque, assim como a Netflix, sua comunicação é acolhedora e causa IDENTIFICAÇÃO.

Dois fortes e importantes elementos do Marketing de Resultados que vamos ver no próximo post.

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