Copywriting: o que é? Quanto ganha?
Copywriting é a arte misturada à ciência de escrever textos persuasivos!
Nos dias de hoje novas palavras, funções e profissões surgem para suprir as novas necessidades do mercado. O PROFISSIONAL COPYWRITER é um exemplo dessa "nova" jornada de funções.
O Copywriting compreende todo o processo da produção de um texto persuasivo, cujo objetivo é guiar o cliente/leitor em uma Jornada de Marketing pré definida. Como por exemplo: e-mails, sites, catálogos, anúncios e artigos como esse que você está lendo agora.
Afinal, o que é copywriting?
Essa ação pode ser tanto uma venda como participar de uma pesquisa de satisfação. Tudo depende do ponto da Jornada que o cliente/lead se encontra.
Embora o termo possa parecer moderno, a técnica copywriting já possui quase 200 anos...
No século 19, o norte-americano dicionarista Noah Webster usou pela primeira vez a palavra copy. Na ocasião, para definir os conteúdos autorais publicados pela imprensa.
Na época, os profissionais que trabalhavam em jornais e revistas, começaram a exercer (sem saber) as funções de um Copywriter. Como? Escrevendo os primeiros anúncios com o objetivo de converter vendas. Ou seja, os anúncios para "manter o jornal".
Como você deve saber, escrever tem diferentes propósitos. Seja no marketing onde o principal objetivo é CONVENCER O PÚBLICO-ALVO a comprar um produto, um serviço ou mesmo uma ideia.
E é nesse ponto que a escrita no Marketing se relaciona com a técnica copywriting.
Copywriting é o ato de produzir textos (sejam eles slogans, sites, posts, eBooks, emails etc.) com o objetivo de guiar sua audiência na tomada de uma decisão.
Escrita persuasiva: forma de redação que usa técnicas como empatia, legibilidade, construção de relacionamento, apresentação de benefícios, entre outras.
O produto final é a COPY, um texto que pode ser aplicado às mais diversas mídias e formatos.
Copywriting e redação publicitária são a mesma coisa?
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
- Propósito de informar-descrever uma novidade;
- Pode utilizar técnicas de copywriting para persuadir clientes a uma ação, mas NÃO É regra;
- Conteúdo que busca apresentar um produto/serviço.
COPYWRITING
- Propósito de fazer com o leitor realize uma AÇÃO;
- Utiliza técnicas de CONVERSÃO;
- Passo extra/complemento para levar a uma tomada de DECISÃO.
ONDE APLICAR O COYPYWRITING?
O copywriting pode ser aplicado em todo e qualquer conteúdo de marketing e vendas, desde texto para blogs, posts para redes sociais, infográficos, e-mails, até e-books e webinars.
Entretanto, muito mais do que se preocupar com ONDE UTILIZAR as Técnicas de Copy, você deve estar atento em COMO elas são feitas.
Isso significa que o Planejamento Estratégico na produção de conteúdo é FUNDAMENTAL para a criação de materiais ricos. Ou seja, que serão capazes de engajar o seu público-alvo em cada etapa do funil ou jornada de vendas.
Como é chamado o profissional que trabalha com copy?
Copywriter!
O profissional Copywriter é um redator criativo, capaz de escrever textos com o objetivo de vender QUALQUER COISA para QUALQUER UM.
O "Copy" como é carinhosamente chamado, utiliza técnicas de copywriting para TRANSFORMAR textos normais em Máquinas de Conversão.
Está em busca desse profissional para aumentar suas vendas?
Faça agora um orçamento. Clique aqui!
Nenhum comentário: