Copywriting: o que é? Quanto ganha?

Copywriting é a arte misturada à ciência de escrever textos persuasivos!


Nos dias de hoje novas palavras, funções e profissões surgem para suprir as novas necessidades do mercado. O PROFISSIONAL COPYWRITER é um exemplo dessa "nova" jornada de funções. 


O Copywriting compreende todo o processo da produção de um texto persuasivo, cujo objetivo é guiar o cliente/leitor em uma Jornada de Marketing pré definida. Como por exemplo: e-mails, sites, catálogos, anúncios e artigos como esse que você está lendo agora. 




Afinal, o que é copywriting?


"Copywriting é a utilização da escrita persuasiva como forma de convencer o seu público a realizar determinada ação."


Essa ação pode ser tanto uma venda como participar de uma pesquisa de satisfação. Tudo depende do ponto da Jornada que o cliente/lead se encontra. 


Embora o termo possa parecer moderno, a técnica copywriting já possui quase 200 anos...


No século 19, o norte-americano dicionarista Noah Webster usou pela primeira vez a palavra copy. Na ocasião, para definir os conteúdos autorais publicados pela imprensa.


Na época, os profissionais que trabalhavam em jornais e revistas, começaram a exercer (sem saber) as funções de um Copywriter. Como? Escrevendo os primeiros anúncios com o objetivo de converter vendas. Ou seja, os anúncios para "manter o jornal".


Como você deve saber, escrever tem diferentes propósitos. Seja no marketing onde o principal objetivo é CONVENCER O PÚBLICO-ALVO a comprar um produto, um serviço ou mesmo uma ideia.


E é nesse ponto que a escrita no Marketing se relaciona com a técnica copywriting.  


Copywriting é o ato de produzir textos (sejam eles slogans, sites, posts, eBooks, emails etc.) com o objetivo de guiar sua audiência na tomada de uma decisão.


Escrita persuasiva: forma de redação que usa técnicas como empatia, legibilidade, construção de relacionamento, apresentação de benefícios, entre outras.


O produto final é a COPY, um texto que pode ser aplicado às mais diversas mídias e formatos.




Copywriting e redação publicitária são a mesma coisa?


A principal diferença entre Copywriting e Redação Publicitária está em seu objetivo inicial. 


Enquanto o texto Copywriting é criado com o objetivo de levar o leitor a realizar uma ação, a Redação Publicitária é basicamente um conteúdo informativo. Ou seja, criado para explicar ou apresentar uma novidade.


REDAÇÃO PUBLICITÁRIA


  • Propósito de informar-descrever uma novidade;


  • Pode utilizar técnicas de copywriting para persuadir clientes a uma ação, mas NÃO É regra;


  • Conteúdo que busca apresentar um produto/serviço.


COPYWRITING


  • Propósito de fazer com o leitor realize uma AÇÃO;


  • Utiliza técnicas de CONVERSÃO;


  • Passo extra/complemento para levar a uma tomada de DECISÃO.




ONDE APLICAR O COYPYWRITING?

O copywriting pode ser aplicado em todo e qualquer conteúdo de marketing e vendas, desde texto para blogs, posts para redes sociais, infográficos, e-mails, até e-books e webinars.


Entretanto, muito mais do que se preocupar com ONDE UTILIZAR as Técnicas de Copy, você deve estar atento em COMO elas são feitas. 


Isso significa que o Planejamento Estratégico na produção de conteúdo é FUNDAMENTAL para a criação de materiais ricos. Ou seja, que serão capazes de engajar o seu público-alvo em cada etapa do funil ou jornada de vendas. 



Como é chamado o profissional que trabalha com copy? 

Copywriter


O profissional Copywriter é um redator criativo, capaz de escrever textos com o objetivo de vender QUALQUER COISA para QUALQUER UM. 


O "Copy" como é carinhosamente chamado, utiliza técnicas de copywriting para TRANSFORMAR textos normais em Máquinas de Conversão


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